A entrada de turistas brasileiros em Portugal, que estava proibida desde março de 2020, voltou a ser autorizada. A decisão foi publicada no Diário da República e entra em vigor já nesta quarta-feira (1º).
O documento tem validade até 16 de setembro, “podendo ser revisto em qualquer altura, em função da evolução da situação epidemiológica”.
O parágrafo do texto libera viagens não essenciais do Brasil e dos Estados Unidos. Até então os cidadãos brasileiros não podiam entrar como turistas em Portugal, mas apenas se a viagem fosse por motivos profissionais, de estudo, de reunião familiar, por razões de saúde ou por razões humanitárias.
O despacho que libera as viagens não faz referência a uma eventual obrigatoriedade de vacinação para os viajantes.
Pelas regras em vigor nos últimos meses, quem viaja do Brasil para Portugal precisa apresentar um teste negativo para a Covid-19 antes do embarque. O viajante também precisa cumprir uma quarentena obrigatória de 14 dias após a chegada ao território português.
Pessoas vacinadas contra a Covid-19 na Europa e com o documento sanitário europeu válido estão dispensadas da quarentena.
Assista a reportagem do Jornal da Tarde desta quarta-feira (1º):
Leia também: Pesquisa mostra que Lula venceria primeiro turno das eleições em qualquer cenário; Caixa libera saques e transferências da 5ª parcela do auxílio emergencial a nascidos em janeiro
REDES SOCIAIS