Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Unsplash
Reprodução/Unsplash

O véu utilizado por mulheres muçulmanas é motivo de polêmicas, tanto no mundo Ocidental quanto no mundo Oriental. Objeto de discórdia, o véu acende calorosas discussões sobre conservadorismo, tradição, respeito às outras culturas e libertação feminina. É importante não generalizar o uso do véu e sua simbologia, já que a questão é complexa e diversa. O ponto de partida pode ser compreender os diferentes tipos de véus, onde eles são utilizados e como eles estão vinculados à religião e ao Estado.

Antes de explicar os diferentes tipos de véus, é necessário contextualizar o porquê dessa discussão ter vindo à tona atualmente. Em agosto de 2021, Cabul, capital do Afeganistão, foi tomada pelo Talibã, que em pachto significa "estudantes". O grupo extremista volta ao poder depois de vinte anos de sua destituição pelas forças norte-americanas em 2001. Na última vez que liderou o Afeganistão, o Talibã exercia um governo punitivista e conservador, atrelado à interpretação radical do Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos.

Dentre as normas impostas pelos grupos, havia leis particularmente radicais para as mulheres. Além de não poderem trabalhar ou estudar depois dos 12 anos, elas eram obrigadas a usar a burqa, o véu islâmico mais rígido, que cobre o corpo inteiro e deixa apenas uma redinha na região dos olhos. Aquelas que se opunham ao uso da burqa eram punidas com açoitadas em praças públicas ou até mesmo executadas. Em 2012, o Talibã tentou assassinar a ativista por educação, Malala Yousafzai.

Quando se trata do Oriente, o uso do véu tende a ser um costume que varia de acordo com a região geográfica. Países como Irã, Arabia Saudita, Paquistão e Afeganistão, incorporam a vestimenta na sua constituição, já que se trata de uma República Islâmica e não um Estado laico. As discussões em torno dessa obrigatoriedade são muitas.

Por outro lado, no Ocidente, o uso do véu islâmico é muitas vezes visto de forma pejorativa e atrelado ao terrorismo. É preciso reafirmar que a religião islâmica é diversificada, com inúmeras frentes e interpretações, e que grupos radicais não representam toda a comunidade. A roupa já chegou a ser proibida em países como a França, Holanda e Bélgica. Em entrevista à TV Cultura, a influencer muçulmana, Mariam Chami, fala sobre o preconceito contra o islã.

Conheça abaixo os diferentes tipos de véu:

1. Shayla

    Consiste em um lenço que cobre a cabeça e é cruzado nos ombros. Parte do cabelo pode ficar exposta quando se usa a shayla.

    2. Hijab

      Em árabe, a palavra "hijab" significa "cobertura". É um termo bastante popularizado no Ocidente para designar qualquer tipo de véu. Na verdade, o hijab é todo o véu que cobre a cabeça e o pescoço. Pode ser encontrado em diferentes cores e estampas.

      3. Al-Amira

        Uma variação do hijab, o al-amira também cobre a cabeça e o pescoço. No entanto, o pano que cobre a cabeça é uma parte cilíndrica que se ajusta ao formato do rosto. Geralmente esse tipo de véu é utilizado por meninas mais jovens, já que ele é mais fácil de se manter no lugar.

        Veja imagens: Webstory: Conheça os diferentes tipos de véus islâmicos

        4. Chador

          Popularizado depois da Revolução Iraniana, o chador é um véu que envolve o corpo todo das mulheres, cobrindo a cabeça e deixando apenas o rosto exposto. Geralmente ele é utilizado na cor preta, mas também pode ser encontrado em outras cores e estampas. Além do Irã, o chador é encontrado na Arábia Saudita, Iraque, Líbano e Bahrein.

          Existe uma variação do chador na cor branca que é chamado de abaya. Ele é usado por algumas mulheres na Arábia Saudita e no Iraque, além de ser encontrado na Tunísia e na Argélia.

          5. Niqab

            Herdado das tribos sauditas do deserto, o niqab é o véu que cobre o corpo inteiro, incluindo o rosto. Existe apenas uma abertura na altura dos olhos.



            6. Burca

              Muito encontrada na cor azul, a burca é a versão mais rígida do véu islâmico. Ele cobre o corpo inteiro e deixa apenas uma redinha na região dos olhos. A burca pode ser encontrada no Paquistão e no Afeganistão e era o véu exigido pelo Talibã em 2001. Com a volta do grupo ao poder, existe uma dúvida sobre a volta da exigência da burca. Até agora, líderes informaram à imprensa que as mulheres só precisam usar o hijab, porém não se sabe se as medidas serão endurecidas nos próximos meses.