Em comemoração ao fim da ocupação norte-americana dos últimos 20 anos, membros do Talibã organizaram um desfile militar nesta quarta-feira (1°).
Foi exibido um arsenal pesado por centenas de militares nas ruas de Kandahar, segunda maior cidade do Afeganistão. Algumas das armas e blindados eram dos Estados Unidos e foram pegos pelo grupo quando assumiram o controle de Cabul, capital do país.
Leia também: Variante Mu: OMS monitora nova cepa do coronavírus identificada na Colômbia; Lobista não aparece e polícia legislativa é acionada para conduzi-lo à CPI da Covid
O helicóptero uh-60 Black Hawk foi usado no primeiro voo oficial do regime autoritário, carregando a bandeira do grupo. Também desfilaram jipes hummer e diversas caminhonetes.
Os Estados Unidos encerraram as duas décadas de ocupação militar na última terça-feira (31). "Dia 31 de agosto é agora o nosso Dia da Liberdade", disse o porta-voz local do Talibã, Qari Saeed Khosti, à emissora Zhman TV. "Neste dia, as forças de ocupação fugiram do país."
REDES SOCIAIS