Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

TV Cultura
TV Cultura

No Roda Viva desta segunda-feira (6), a convidada Conceição Evaristo falou sobre diferenças entre discursos feministas entre mulheres brancas e negras quando o assunto é a legalização do aborto.

“Quando mulheres brancas e de classe média reivindicam o aborto há todo um discurso, uma política de ‘esse corpo é meu, é minha decisão’ [...], eu me pergunto até que ponto as mulheres negras podem reivindicar o aborto a partir de um fundamento de uma política de corpo”, questionou.

"Até que ponto essas mulheres fazem esse discurso ou se elas também não têm outras motivações? Até que ponto uma mulher negra e pobre quer fazer um aborto porque ela quer se afirmar que o corpo é dela ou porque ela sabe que não vai dar conta de um filho, que ela vai ter mais uma boca para alimentar", prosseguiu. 

Leia também: Alexandre de Moraes atende a pedidos da PGR de proteção contra atos antidemocráticos

Segundo a escritora, o debate deve contemplar também as perspectivas específicas das mulheres negras e pobres: "Quais são os motivos que levam uma mulher negra e pobre a desejar um aborto? Será que são os mesmos de uma mulher branca e rica que já tem certeza de que o corpo é dela, e que ela enfrenta uma gravidez no momento que ela quer ou não? Ou se outras questões estão impostas ali". 

Veja o trecho completo:

Ganhadora do Prêmio Jabuti de Literatura, em 2015, Conceição Evaristo é um dos nomes mais importantes da literatura brasileira atual. Autora, entre outras obras, de "Becos da Memória", Olhos D'Água" ,"Insubmissas Lágrimas de Mulheres" e o romance "Ponciá Vicêncio", desde o ano passado faz parte do Conselho Editorial organizado pela Companhia das Letras para coordenar o relançamento da obra de outra importante escritora brasileira: Carolina de Jesus.

Leia também: Lula faz pronunciamento sobre feriado de 7 de setembro e critica Bolsonaro

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conceição Evaristo tem Mestrado em Literatura Brasileira, na PUC-Rio, e Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense.

O Roda Viva vai ao ar às segundas, às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.

Veja o programa completo na íntegra: