Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Flickr Senado Federal
Reprodução/ Flickr Senado Federal

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), devolveu a medida provisória do Marco Civil da Internet que limitava a remoção de fake news das redes sociais nesta terça-feira (14).

A MP 1068/2021 foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro(sem partido) no último dia 6 e dificultava a remoção de contas e de conteúdo. Com a devolução da medida por Pacheco, as normas previstas no texto não possuem mais validade e não serão analisadas pelo Congresso Nacional.

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), também publicou um parecer sobre o tema nesta terça. Weber foi escolhida para analisar o pedido dos partidos PT, PSB, PSDB, Novo, PDT e Solidariedade e do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), que requisitaram a anulação da assinatura e suspensão da MP no último dia (7).

Leia Mais: Bolsonaro edita MP que limita remoção de contas e conteúdo nas redes sociais

"As empresas e provedores de redes sociais estão, no momento, em situação de manifesta insegurança jurídica, despendendo recursos humanos e econômicos para adequação de suas políticas e de seus termos de uso a medida de duvidosa constitucionalidade", afirmou Wever.

A ministra ainda criticou a utilização das medidas provisórias pelo presidente. "Não é de hoje que se tem observado, na prática, a edição excessiva, exagerada e abusiva de medidas provisórias, apesar de sua índole excepcional. De longa data, esta Suprema Corte tem registrado enorme preocupação com tal fenômeno, em que há apropriação da agenda do Congresso Nacional, acarretando verdadeira subversão do processo legislativo constitucional, com nítida desconfiguração da separação de poderes", ressaltou.

Leia Também: Rosa Weber dá 48h para Bolsonaro explicar MP que modifica Marco Civil da Internet

Weber ainda completou dizendo que a conformação de direitos fundamentais deve ser feita pelo Congresso Nacional, a fim de manter transparência com a sociedade civil e a democracia.