O vulcão Cumbre Vieja, localizado em uma das Ilhas Canárias, arquipélago espanhol na costa africana, tem preocupado as autoridades. O Pevolca (Plano Especial de Proteção Civil e Atenção às Emergências de Risco Vulcânico das Ilhas Canárias) classificou o nível de atividade sísmica do vulcão para amarelo, segundo dos quatro níveis de alerta.
Alguns cientistas e pesquisadores afirmam dependendo do tamanho da erupção, o Cumbre Vieja poderia causar um tsunami na costa do continente americano, atingindo estados do litoral brasileiro.
Leia Também: Justiça condena União, Funai e governo de MG por violações contra povo Krenak durante ditadura militar
De acordo com as autoridades de vigilância de La Palma, ilha de Canárias onde está localizado o vulcão, as quatro classificações de risco de erupção são a verde, que significa atividades normais no local, a amarela, que recomenda que a população fique atenta aos comunicados oficiais, a laranja, início de evacuação preventiva e a vermelha, que determina evacuação imediata e urgente.
Leia também: Websotry: Praias para conhecer na Bahia
¿#Sabíasque existen cuatro colores de alerta por riesgo volcánico?
— Cabildo de La Palma (@CabLaPalma) September 16, 2021
🟢Actividades con normalidad
🟡Atención a las comunicaciones oficiales
🟠Inicio de evacuación preventiva
🔴Evacuación inmediata y urgente
🟡#LaPalma continúa en semáforo amarillo#VigilanciaLaPalma pic.twitter.com/Zu8NpBMFxf
“O Comitê Científico informa que há uma diminuição no número de terremotos e em sua magnitude, mas que a deformação acumulada aumenta para 10 cm”, informou o governo de Canarias.
🚦 El semáforo del #PEVOLCA se mantiene en amarillo para la zona de Cumbre Vieja, en #LAPALMA
— 1-1-2 Canarias (@112canarias) September 16, 2021
➡️El Comité Científico informa que se constata una disminución en el número de sismos y en su magnitud, pero que la deformación acumulada aumenta a 10 cmhttps://t.co/0bLsiDcDl1
Segundo informações do Pevolca, o processo continua e pode ter uma evolução rápida em curto prazo, razão pela qual podem ser registrados terremotos mais intensos. “O sinal amarelo reforça informações à população, medidas de vigilância e monitoramento de atividade vulcânica e sísmica”, diz o comunicado.
Leia Também: Moléculas de doenças autoimunes podem sinalizar gravidade da Covid-19, aponta estudo
REDES SOCIAIS