Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

GettyImages
GettyImages

Um grupo internacional de pesquisadores encontrou moléculas que geralmente estão presentes em doenças autoimunes no sangue de pacientes infectados pelo novo coronavírus. A descoberta pode ajudar a sinalizar a gravidade nos quadros de Covid-19.

O estudo, assinado por pesquisadores do Brasil, Israel, Estados Unidos e Alemanha, foi publicado na plataforma medRxiv, mas o artigo ainda não foi revisado. No futuro, há a possibilidade de que os resultados podem ser mais um auxílio no tratamento de casos graves da doença.

Pesquisador do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) e primeiro autor do artigo, Otávio Cabral Marques ressalta que as moléculas achadas “promovem doenças autoimunes sistêmicas, conhecidas como autoanticorpos, também aparecem na Covid-19.”

Leia mais: Governo de SP distribui autotestes gratuitos para HIV na estação Tatuapé

Ministério da Saúde suspende vacinação contra Covid-19 de adolescentes sem comorbidades

“Nós encontramos aqueles associados com pessoas saudáveis e outros cujos níveis aumentam com a gravidade do quadro clínico”, completou o coordenador do projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Ele também afirmou, por fim, que “foi possível detectar, por exemplo, autoanticorpos contra duas moléculas com níveis aumentados dias antes do paciente precisar de oxigênio. Com isso, esperamos poder prevenir o agravamento dos casos”.