Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Por conta de um apagão financeiro do IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares), a produção de materiais radioativos para tratamentos médicos está suspensa a partir desta segunda-feira (20).

Cerca de 470 serviços pelo Brasil, como exames de diagnóstico, tratamento de pacientes e pesquisas, podem ser afetados pelo apagão. Pelo menos 10 mil brasileiros utilizam esses serviços a cada dia.

Leia também: Suspeito é preso por atirar em estudantes em universidade na Rússia

No momento, há um projeto no Congresso Nacional que pede a liberação de R$ 34,5 milhões do orçamento para a importação da matéria-prima usada na medicina nuclear. Tal projeto ainda precisa passar por um relator.

Segundo Celso Cunha, presidente da ABDAN (Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares), não há a possibilidade de comprar estes insumos com antecedência por conta da “meia vida curta” dos mesmos.

Leia também: Na semana do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, Opinião debate educação inclusiva no Brasil

“Ele só é eficiente em um curto espaço de tempo. Você tem que comprar e consumir, não dá para fazer estoque”, explicou. Celso ainda apontou que são poucos os países que fornecem a matéria-prima, o que agravou a crise.

Em nota, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações afirmou que pede a liberação do dinheiro para a importação para o Ministério da Economia desde junho deste ano.

Veja a reportagem completa: