Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução Oswaldo Corneti/ Fotos Públicas
Reprodução Oswaldo Corneti/ Fotos Públicas

Destinado à Nossa Senhora Aparecida, o feriado de 12 de outubro carrega a data simbólica de homenagem à padroeira brasileira. Também conhecida como Nossa Senhora da Conceição, ela foi encontrada por pescadores na segunda quinzena de outubro de 1717, no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo. Feita de terracota, medindo 36 cm e 2,5kg, a Santa apareceu no rio, e foi assim que deu origem ao seu nome.

Cidade de Nossa Senhora Aparecida

Em 1745, uma capela foi erguida e a Santa começou a atrair devotos. O lugar se tornou uma cidade, conhecida atualmente como Aparecida. Ela foi visitada pelo imperador Dom Pedro I durante sua viagem que terminaria com a declaração de independência brasileira. Na visita, o imperador fez uma promessa: caso se tornasse governante do Brasil, faria da Santa a padroeira do país. Porém isso não veio a calhar, pois quem se tornou padroeiro foi São Pedro de Alcântara.

Visita de Princesa Isabel

O verdadeiro reconhecimento começou a crescer quando a Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá, onde apareceu pela primeira vez no rio, começou a comentar sobre as histórias de milagres. Por conta disso, em 1868, a Princesa Isabel foi para Aparecida pedir proteção para engravidar de uma criança. Em 1874, completou a gestação de um natimorto e, entre 1875 e 1875, teve três filhos herdeiros.

Veja imagens: Webstory: Por que Nossa Senhora Aparecida foi considerada padroeira do Brasil?

O manto da Santa

Como forma de doação, em 1888 a Princesa levou uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis e um manto azul, que seria posteriormente usado por um representante do Papa em 1904, que a coroou Rainha do Brasil.

A cerimônia

Por conta da pressão das arquidiocese do Rio de Janeiro e São Paulo para a formalidade do reconhecimento, Nossa Senhora se tornou oficialmente padroeira em 16 de julho de 1930, por um decreto do Papa Pio XI. O decreto foi oficializado em 31 de maio de 1931, em uma missa solene no Rio.

Feriado Nacional

O feriado nacional só veio depois, sancionado pelo Presidente João Figueiredo, o último presidente da ditadura. Foi firmado em 30 de junho de 1980, dia em que o João Paulo II pisou em terras nacionais, sendo o primeiro Papa a fazer isso.

O dia escolhido

Apesar de ter sido encontrada na segunda quinzena de outubro de 1717, o dia escolhido para o feriado foi dia 12, pois é o mesmo dia em que Cristóvão Colombo aportou no continente americano. Além disso, dia 12 de outubro também marca o dia em que Dom Pedro I foi coroado Imperador.

12 milhões de visitas

A cidade de Aparecida e a capela da Santa é visitada por cerca de 12 milhões de romeiros por ano. O lugar já recebeu figuras importantes como João Paulo II, Bento 16 e Papa Francisco, que realizou a missa no Santuário Nacional de Aparecida.