Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Twitter @UN
Reprodução/ Twitter @UN

Nesta quinta-feira (23), Dia Internacional da Linguagem de Sinais, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora a data em Escritório das Nações Unidas em Genebra, na Suíça.

A resolução da Assembleia Geral que proclama a data, pretende destacar a importância da linguagem de sinais na garantia dos direitos humanos de pessoas com limitações auditivas.

De acordo com a Federação Mundial de Surdos, existem cerca de 70 milhões de pessoas vivendo com surdez, e mais de 80% delas estão em países em desenvolvimento.

Leia Mais: Organização Mundial da Saúde reduz limites aceitáveis de poluentes

A linguagem possui estruturas distintas das línguas faladas. Existe uma forma internacional que é usada por deficientes auditivos em reuniões internacionais e em encontros informais. Segundo a ONU, existem mais de 300 variantes usadas em interpretações com sinais no mundo.

Para a celebração, a ONU está organizando com a Federação Mundial de Surdos um webinar sobre o tema

A data foi comemorada pela primeira vez em 2018, como parte da Semana Internacional dos Surdos.

A Semana Internacional dos Surdos foi criada em setembro de 1958 e, desde então, evoluiu para um movimento global e de defesa para conscientizar as questões enfrentadas pelos deficientes auditivos.

O Jornal da Cultura também fez uma homenagem ao dia em seu tradicional "boa noite":

Leia também: Gonzalo Vecina compara Doria a Bolsonaro no combate a pandemia: "surdos para a ciência"