Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução: TV Cultura
Reprodução: TV Cultura

O Linhas Cruzadas desta quinta (23) discute alguns tabus da nossa sociedade, os famosos “temas proibidos”. Ao lado de Thaís Oyama, o filósofo Luiz Felipe Pondé fez a definição de tabu e como essas proibições surgem.

“A gente está assistindo o nascimento de certos tabus, algo que a gente não imaginaria. Todo mundo pensa que tabu é algo da pré história, mas não, está nascendo agora. O tabu é uma interdição na linguagem e no pensamento”, comenta Pondé.

Leia mais: "Eu odeio ser mãe nessa estrutura patriarcal”, diz Karla Tenório ao Linhas Cruzadas

O filósofo comenta que alguns temas, quando atravessados, causam problemas. “Você pode perder o emprego, um patrocinador e não tem nem chance de se recolocar.”

A ideia de tabu começa com Adão e Eva e é o conceito mais presente atualmente na sociedade, segundo Pondé. “Apesar da gente não saber exatamente como se inicia um tabu, há um padrão que percorre até os dias de hoje, o conhecimento proibido. Tem coisas que você não pode conhecer, porque senão você é mau. Aí, para mim, surgem os tabus.”

Leia também: “O gênero que você se identifica não fala do seu caráter moral”, afirma Pondé

Veja o trecho completo:

Assista ao programa na íntegra:

Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.