O vulcão Cumbre Vieja, que está provocando danos devastadores em La Palma, no arquipélago espanhol das Ilhas Canárias, dá sinais de que a erupção pode estar diminuindo.
Imagens divulgadas pelo Instituto de Geologia da Espanha mostram que a lava está bem perto do oceano. O choque da lava com a água do mar é sempre um momento de alto risco, pois gera explosões e provoca emissão de gases tóxicos.
Conforme a lava se aproxima, os serviços de emergência aumentam a área de isolamento. Os moradores da ilha foram orientados a usar máscara o tempo todo, pois a fuligem e a fumaça podem causar problemas irreversíveis nas vias aéreas, nos pulmões e nos olhos.
Leia Mais: Chance de tsunami atingir o Brasil é remota, dizem especialistas sobre vulcão Cumbre Vieja
Os vulcanólogos têm registrado momentos de estabilidade da cratera, o que pode ser um sinal de que a atividade está no final, no entanto, foi descoberta uma nova fissura na montanha, fato que aumenta a quantidade de lava expelida e o tamanho da região atingida.
O Cumbre Vieja não entrava em erupção há 50 anos. Uma semana depois das atividades vulcânicas o clima na ilha é de lamento pela destruição, pelos desabrigados e pelo estrago ambiental.
Veja as imagens do vulcão em erupção na matéria que foi ao ar esta terça-feira (28) no Jornal da Tarde:
Leia Também: Gases tóxicos expelidos pelo magma de vulcão podem atingir o Oceano Atlântico e provocar explosões
REDES SOCIAIS