Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

De acordo com especialistas, a possibilidade de o Vulcão Cumbre Vieja ocasionar um tsunami na costa litorânea brasileira é considerada remota. O temor surgiu depois que as autoridades das Ilhas Canárias, arquipélago autônomo espanhol que fica no norte do continente africano onde é localizado o vulcão, classificaram como amarelo o nível de atenção para uma possível erupção.

O instituto geográfico da Espanha registrou nos últimos dias um aumento das atividades sísmicas no Cumbre Vieja. Os abalos foram de magnitude superior a três graus na Escala Richter. Esse cenário fez o alerta de erupção passar de verde para amarelo, que indica o início de atividade vulcânica.

Leia Também: Joe Biden reúne líderes mundiais para debater sobre as mudanças climáticas; Bolsonaro fica fora

O nível vermelho é acionado quando há uma erupção em andamento, o que implica em evacuação emergencial dos moradores. Caso isso ocorra, haveria risco de um tsunami atingir as costas do continente da África e do Brasil. As regiões norte e nordeste seriam as mais afetadas.

No entanto, para os especialistas, as chances do desastre acontecer são mínimas porque a possibilidade do desmoronamento de parte da ilha são pequenas e, além disso, o oceano atlântico tem condições diferentes dos oceanos pacífico e índico.

Assista à matéria sobre o tema que foi ao ar esta sexta-feira (17) no Jornal da Tarde.