O pica-pau-bico-de-marfim, que inspirou o personagem da animação "Pica-Pau", deve ser declarado extinto. Autoridades do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira (29), uma listagem com outras 22 espécies de pássaros, peixes e uma planta devem ser declarados extintos e removidos da lista de espécies ameaçadas de extinção.
Além das espécies anunciadas, também estão programados para extinção o pássaro toutinegra de Bachman, duas espécies de peixes de água doce, oito espécies de mexilhões-de-água-doce do sudeste e 11 do Havaí e das ilhas do Pacífico.
“As espécies propostas para exclusão, tiveram proteções da Lei das Espécies Ameaçadas tarde demais, com a maioria extinta, funcionalmente extinta ou em declínio acentuado no momento da listagem”, afirmou o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA.
Leia mais: Meio ambiente: Maior árvore do mundo é embrulhada com papel alumínio contra incêndio
Os cientistas alertaram que a mudança climática, somada a outras pressões, torna o desaparecimento de animais mais comum. A agência ainda disse que as circunstâncias de cada um também destacam como a atividade humana pode levar ao declínio e extinção de espécies, "contribuindo para a perda de habitat, uso excessivo e a introdução de espécies invasivas e doenças", disse.
Em cada caso, os humanos foram a causa final, e os fatores variam, como o desenvolvimento excessivo, a poluição da água, a extração de madeira, a competição de espécies invasoras, os pássaros mortos por penas e os animais capturados por coletores privados.
Bridget Fahey, que supervisiona a classificação de espécies do Serviço de Pesca e Vida Selvagem, deu um recado, "E é um lembrete desalentador que a extinção seja uma consequência da mudança ambiental causada pelos humanos", segundo citação do New York Times.
Leia também: Cidadãos italianos relatam vinho tinto saindo da torneia da cozinha
REDES SOCIAIS