Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay

A Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) divulgou o relatório sobre uma pesquisa feita com adolescentes e jovens de 15 a 22 anos. Os dados mostraram que 22% dos entrevistados brasileiros, muitas vezes, se sentem deprimidos ou tem pouco interesse em fazer as coisas.

Para a organização, o agravamento da saúde mental com o impacto da pandemia em crianças, adolescentes e jovens ao redor do mundo é apenas a “ponta do iceberg” para uma questão que já demonstrava preocupação antes da disseminação do coronavírus.

“The State of the World’s Children 2021” (Situação Mundial da Infância 2021, em português) faz parte de um estudo internacional feito entre a Unicef e a Gallup. O relatório apontou que cerca de 45.800 adolescentes morrem de suicídio a cada ano, mais de 1 pessoa a cada 11 minutos. “O suicídio é a quinta causa prevalecente de morte para meninos e meninas adolescentes com idades entre 10 e 19 anos”, conclui o documento.

A Unicef estima que o mundo perde US$ 387,2 bilhões por ano de capital humano devido à saúde mental de pessoas até os 19 anos, sendo que, deste total, UD$ 340,2 bilhões estão relacionados a ansiedade e depressão e US$ 47 bilhões ao suicídio.

“Uma média de 83% dos jovens entre 15 e 24 anos em 21 países acreditam que é melhor lidar com problemas de saúde mental compartilhando experiências com outras pessoas e buscando apoio do que fazer sozinho”, relata o estudo da Unicef. Apesar da declaração, a organização constatou que alguns governos gastam menos de 1 dólar para tratar saúde mental.

“O número de psiquiatras que são especializados em tratamentos de crianças e adolescentes é inferior a 0,1 por 100 mil em todos os países, exceto os de alta renda, onde o número é de 5,5 por 100 mil”, declarou o estudo.

No Brasil, a Unicef lançou o site Pode Falar com ajuda virtual para saúde mental e bem-estar de adolescentes e jovens de 13 a 24 anos de forma anônima e gratuita.

Leia mais: Nobel de Física vai para trio de cientistas por trabalho que ajuda a compreender mudança climáticaEx-funcionária que denunciou Facebook depõe no Congresso dos EUA nesta terça-feira