O estado de São Paulo bateu o recorde de aplicação da terceira dose das vacinas contra a Covid-19, segundo o governador João Doria, durante coletiva de imprensa desta quarta-feira (6).
“Mais uma boa notícia. De um total de 122 mil doses em um único dia, o estado de São Paulo bateu o recorde de aplicação da chamada dose de reforço, ou também conhecida como terceira dose”, declarou o governador.
A aplicação da dose de reforço teve início no dia 4 de setembro nos 645 municípios paulistas. Até o próximo domingo (10), 1 milhão de profissionais da saúde e outros 104 mil idosos com idade entre 60 e 69 anos receberão a terceira dose dos imunizantes. Para isso é necessário ter completado o esquema vacinal entre fevereiro e março deste ano.
A Secretaria da Saúde prevê, a partir da semana que vem, mais quatro fases de aplicação das doses adicionais para a população que completou o ciclo vacinal em abril. A expectativa é aplicar a terceira dose em cerca de 2,7 milhões de pessoas entre 11 de outubro e 11 de novembro.
As doses de reforço são aplicadas baseadas nos intervalos mínimos após a conclusão do esquema vacinal. Pelo menos seis meses para quem tem 60 anos ou mais, e ao menos 28 dias para imunossuprimidos.
A primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no país, Mônica Calazans, recebeu a terceira dose do imunizante nesta quarta-feira (6), com transmissão ao vivo durante coletiva. Em seguida, o secretário de Saúde do estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, também recebeu a dose de reforço que foi aplicada pelo diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.
O estado de São Paulo já aplicou 798.443 doses adicionais. Também foram aplicadas cerca de 65.480.723 doses dos imunizantes disponíveis, sendo 37.049.679 primeira dose, 26.473.136 segunda e 1.159.465 dose única.
Leia mais: São Paulo não registra nenhuma morte por Covid em 72% dos municípios do estado; SP alcança 60% da população com esquema vacinal contra a Covid-19 completo
REDES SOCIAIS