Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução: TV Cultura
Reprodução: TV Cultura

No Opinião desta quarta-feira (6), Andresa Boni conversou com o sociólogo Mauro Paulino, diretor-geral do Instituto Datafolha, e o cientista político Rafael Cortez, sócio da Tendências Consultoria. O programa tratou das pesquisas e projeções para as eleições de 2022.

De acordo com Paulino, com base na atual conjuntura política, Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro disputarão o segundo turno, com vitória do petista. Porém, o sociólogo não descartou a possibilidade de Lula vencer nas urnas já no primeiro turno.

Leia também: “Não há prejuízo em ambientes inclusivos, só efeitos positivos”, ressalta Raquel Franzim

“Se a eleição fosse hoje, muito provavelmente haveria um segundo turno entre Lula e Bolsonaro, com uma probabilidade considerável de Lula poder vencer inclusive no primeiro turno. E, no segundo turno, a vitória de Lula é clara em relação a qualquer candidato”, observou.

No entanto, Paulino ressaltou que o cenário pode se transformar até 2022. Segundo ele, o presidente Bolsonaro ainda tem chance de recuperar sua popularidade por meio de ações que atinjam sobretudo a população vulnerável.

“O governo tem o poder de lançar medidas que sejam populares. O Lula não está sendo confrontado ainda, ele está em uma posição muito confortável. A conjuntura vai mudar com certeza e de forma mais rápida com a velocidade das informações hoje”, destacou.

Cortez fez uma análise semelhante a de Paulino. O cientista político também considerou possível que Bolsonaro melhore sua avaliação até o final do ano que vem. Para ele, o governante deve apostar em planos que contribuam para retomar a economia.

“O grupo de eleitor independente responde muito à questão econômica, à sensação de bem-estar que ele tem ou não. Como a gente vive um período de crise muito prolongada, há, nesse momento, uma tendência de mudança”, afirmou.

Leia mais: Aluguel excessivo e desemprego impulsionam déficit de moradias, alertam especialistas

Assista ao programa na íntegra: