Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Pexels
Reprodução/Pexels

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) publicou uma nota sobre uma possível infração ética gravíssima na denúncia de 200 mortes de voluntários na pesquisa com medicamento proxalutamida no estado do Amazonas.

No site da Rede Latino-americana e Caribenha de Bioética (Redbioética-Unesco), o pronunciamento faz referência à denúncia da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), encaminhada à Procuradoria-Geral da República no início de setembro.

“Consideramos que este pode ser um dos episódios mais graves de infração à ética em pesquisa e violação dos Direitos Humanos dos participantes da história da América Latina, envolvendo a morte suspeita de 200 pessoas, portanto é imprescindível que esses tipos de eventos sejam investigados em profundidade”, afirmou o comunicado.

Segundo a Unesco, há uma suspeita de que o comitê científico de pesquisa, uma exigência para execução e supervisão de ensaios clínicos, tenha sido elaborado por pessoas com vínculos aos patrocinadores da pesquisa, o que configura um conflito de interesses.

“Quanto à denúncia, seria igualmente condenável se os pesquisadores, apesar de terem conhecimento dos óbitos sucessivos, não tivessem apresentado uma análise crítica dos mesmos, bem como dos eventos adversos graves e optassem por continuar com o recrutamento e a execução dos estudos”, acrescentou.

No relatório direcionado à PGR, a Conep exaltou que os responsáveis pela pesquisa desrespeitaram quase todo o protocolo aprovado pela comissão no início do ano. De acordo com o documento, o protocolo foi aplicado em fevereiro, no Amazonas, sem autorização. A pesquisa havia sido autorizada com 294 voluntários, mas, no total, foram 645 pessoas.

“Nenhuma emergência sanitária, ou contexto político ou econômico, justifica fatos como aqueles que, segundo o que foi divulgado e atento ao que foi denunciado, teriam ocorrido no Brasil”, afirmou a Unesco.

Leia mais: Bolsonaro chega à disputa de 2022 com a maior carga eleitoral negativa da história, aponta DatafolhaCoquetel da AstraZeneca reduz casos graves e mortes por Covid-19, diz farmacêutica