O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, criticou o não cumprimento de promessas feito pelo Talibã a mulheres e meninas afegãs, e pediu ao mundo para que ajude o Afeganistão para que o país não sofra um colapso econômico.
Nesta segunda-feira, Guterres afirmou à imprensa: "Estou especialmente preocupado ao ver que as promessas feitas às mulheres e meninas afegãs pelos talibãs não estão sendo cumpridas".
"Faço um apelo enérgico aos talibãs para que mantenham suas promessas às mulheres e meninas e cumpram suas obrigações em virtude dos direitos humanos internacionais e o direito humanitário", completou.
Os talibãs estão buscando reconhecimento internacional desde a retomada do poder no Afeganistão. Nesta terça-feira (12), membros do grupo se reunirão com representantes da União Europeia (UE) em Doha, segundo informações do atual ministro das Relações Exteriores, Amir Khan Muttaqi.
"Queremos ter uma relação positiva com todo o mundo. Acreditamos em relações internacionais equilibradas. Acreditamos que essas relações equilibradas podem salvar o Afeganistão da instabilidade", ressaltou Muttaqi
Leia mais: Órgão da OMS indica 3º dose de vacina contra Covid-19 para imunossuprimidos e idosos;Ministério da Saúde paga mais de R$ 190 milhões em máscaras, mas não comprova recebimento de itens
REDES SOCIAIS