Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

Em edição especial sobre o Dia das Crianças, o Opinião desta quarta-feira (13) discutiu os desafios da criação dos pequenos. No programa, a psicanalista e escritora Elisama Santos e o educador e escritor Ilan Brenman ressaltaram o papel dos pais na educação dos filhos e os prejuízos de se atribuir a tarefa totalmente às escolas.

De acordo com Santos, a demanda excessiva por produtividade no mercado de trabalho tem afastado cada vez mais os adultos da rotina de aprendizado das crianças. A psicanalista alertou sobre o valor da participação da família na criação dos pequenos para seu desenvolvimento.

Leia também: Se eleições fossem hoje, Lula venceria no 1º e no 2º turno, avaliam especialistas

“Estamos inseridos em uma sociedade que cobra de nós muita produção. Nesse conceito individualista, [perdeu-se a noção da necessidade] que essa criança tem de se perceber como alguém importante dentro da comunidade, da responsabilidade social do educar”, analisou.

Além disso, Brenman criticou o ato de ‘terceirizar’ a criação dos filhos e destacou a imagem de exemplo que os pais involuntariamente têm para as crianças. Diante disso, o educador salientou que o ambiente doméstico, de convívio com a família, influencia o comportamento dos pequenos e que, portanto, o aprendizado também é construído dentro de casa.

“Os pais têm que saber que eles são modelos de tudo. [...] Quer ensinar tolerância e paz para o seu filho? Seja tolerante e pacífico na sua casa, respeite o seu companheiro e a sua companheira, mostre respeito pelos mais velhos em casa. Não terceirize para a escola nem para os livros”, frisou.

Santos complementou Brenman, ao revelar que já foi solicitada por alguns pais para ensinar seus filhos a serem antirracistas. Segundo a psicanalista, não adianta somente apresentar literatura e outros conteúdos com personagens negros, quando os próprios adultos não consomem obras com tal temática e não se envolvem com essa parcela da população.

“Eu pergunto ‘quantos autores negros você tem na sua estante? Quantos intelectuais negros você busca para se informar? Onde estão os negros na sua convivência? Por que você acha que o teu filho e a tua filha estão apartados do teu mundo?’ A gente quer moldar a criança como se ela não estivesse enxergando o que nós fazemos diariamente”, finalizou.

Leia mais: “Não há prejuízo em ambientes inclusivos, só efeitos positivos”, ressalta Raquel Franzim

Assista ao programa na íntegra: