Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Os finalistas da 43º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia & Direitos Humanos foram anunciados nesta quarta-feira (13). A TV Cultura está entre os indicados. O documentário "Eles Matam Mulheres", pilotado pela repórter Vanessa Lorenzini, concorre ao prêmio de Melhor Produção Jornalística em Vídeo.

O documentário percorre quase 40 anos de luta contra a violência de gênero a partir das histórias de 13 mulheres. O especial destaca casos anônimos e também relembra crimes que chamaram a atenção da mídia.

As sobreviventes de tentativas de feminicídio relatam suas vivências em primeira pessoa, enquanto as vítimas fatais ganham voz através de amigos e familiares. Os julgamentos são detalhados pelos promotores e advogados de acusação e defesa. Já especialistas analisam diversos aspectos relacionados ao feminicídio, como, por exemplo, o menosprezo à condição da mulher.

Além de Lorenzini, participaram da produção do documentário Laíze Câmara, Claudia Machado, Daiane Alioto, Laura Cantal, Marici Capitelli, Plinio Delphino, Marici Arruda, Sidney Turaça, Nilo Moraes, Tadeu Vicentin, Adriano Tavares, Jorio Silva, Ricardo Ramiro, Valdecy Messias, José Antonio Lippo, Jefferson Alves, Henrique Bacana, Marilia Assef e Leão Serva.

Leia também: Fran Bitten lança o livro “Ela brilha no escuro” sobre protagonismo feminino

A produção da TV Cultura compete com outras duas produções: “Parou por quê? A reforma agrária no governo Bolsonaro”, do Repórter Brasil do UOL, e “Pobreza Menstrual”, da Rede Globo.

A divulgação dos vencedores acontece no próximo dia 16 de outubro durante uma sessão pública, que terá transmissão ao vivo pelos canais do 43º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia & Direitos Humanos. A solenidade de premiação será no dia 25 de outubro.

Assista ao documentário completo:


Sobre o prêmio 

Desde 2009 as instituições promotoras retomaram a proposta original do Prêmio de homenagear, a cada edição, personalidades e profissionais com atuação destacada nas causas relevantes da Democracia, da Justiça Social e dos Direitos Humanos.