Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Flickr Palácio do Planalto
Reprodução/ Flickr Palácio do Planalto

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta quinta-feira (14), em entrevista à Rádio Novas de Paz (PE), que tem "vontade de privatizar" a Petrobras e irá conversar com a equipe econômica sobre o assunto.

O presidente não deu detalhes de como seria o processo de venda da estatal. Em meio à alta do preço dos combustíveis, a declaração ocorre no decorrer de reclamações do presidente de que tem poder limitado na definição dos valores, mas é apontado como culpado a cada aumento.

Bolsonaro alega não ter culpa pela alta dos preços e repetiu a argumentação dos últimos meses, e demonstra irritação quando é cobrado pela disparada dos preços.

"Eu já tenho vontade de privatizar a Petrobras. Vou ver com a equipe econômica o que a gente pode fazer porque, o que acontece? Eu não posso, não é controlar, não posso direcionar o preço do combustível, mas quando [ele] aumenta a culpa é minha", afirma.

O preço final dos combustíveis é composto pelo preço cobrado pela Petrobras nas refinarias, segundo o governo atrelado ao mercado internacional, mais tributos federais (PIS/Pasep, Cofins e Cide) e estadual (ICMS), além do custo de distribuição e revenda.

Leia mais: Endividamento dos brasileiros bate recorde e compromete quase dois terços da renda média anual

Neste ano, a gasolina acumula alta de 57,3%, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e gás de cozinha já subiu cerca de 90% desde março.

Na campanha eleitoral de 2018, Bolsonaro disse que "não gostaria" de ver a Petrobras privatizada. Na ocasião, declarou que a medida só seria feita "se não houver solução".

Já o ministro da Economia, defendeu no mês passado que a Petrobras entre na "fila" das privatizações nos próximos anos.

A declaração do presidente vem após o ministro da Economia, Paulo Guedes, defender na véspera que o governo possa vender ações da petroleira estatal em momento de valorização dos papéis para distribuição.

Leia também: Vladimir Putin afirma que Rússia pode aumentar fornecimento de gás caso necessário