Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

O endividamento das famílias brasileiras bateu recorde, segundo dados de uma pesquisa do Banco Central iniciada em 2005. Quase dois terços da renda média individual estão comprometidos com despesas.

Embora o endividamento esteja alto, a taxa de inadimplência se mantém estável. Segundo a economista Marcela Kawauti, “para os bancos também não é interessante colocar essa dívida como prejuízo nesse momento, é mais interessante dar para o consumidor um tempo para pagar se restabelece. Agora é importante a gente olhar esse dado de inadimplência com bastante cuidado daqui pra frente, porque uma vez que esses incentivos acabam, a gente pode ver sim o crescimento da inadimplência acompanhado do crescimento do endividamento das famílias”.

A inflação e o juros em alta também podem achatar o orçamento já comprometido com tantas dívidas. Segundo os economistas, isso deve prejudicar a retomada da atividade nos próximos meses, já que o consumo é um dos motores da economia, representando dois terços do Produto Interno Bruto (PIB).

“A gente deve ver sim um segundo semestre com menos ímpeto que o primeiro semestre. Isso porque a gente vê a criação de empregos ainda aquém do pré-pandemia, a gente vê as pessoas com muito medo da variante delta, muita gente esperando a vacinação e a inflação puxando muito pra baixo. Então a gente ainda tem essa expectativa de um PIB não muito bom nesse segundo semestre”.

Veja mais na reportagem completa do Jornal da Tarde desta quinta-feira (14):

Leia mais: Modelo da Astrazeneca é roubado por espião russo, alega RU;Vladimir Putin afirma que Rússia pode aumentar fornecimento de gás caso necessário