Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução: TV Cultura
Reprodução: TV Cultura

No Dia do Professor, o Estação Livre exibiu uma edição especial sobre a educação brasileira. O programa teve a participação de Ednéia Gonçalves, educadora e socióloga e do ativista e professor de história na Uneafro Douglas Belchior.

Leia mais: “Paulo Freire fazia a escola pensar no seu papel contra as opressões”, explica Edinéia Gonçalves

Um dos tópicos abordados durante a conversa foi o cenário pós-pandemia. A apresentadora Cris Guterres informou que entre 2020 e 2021, a evasão escolar de jovens entre 15 e 20 anos aumentou significativamente e perguntou: O que precisa ser feito para colocar a educação como transformadora para o futuro desses jovens?

Douglas acredita que a escola é fundamental, principalmente para os negros, e que além de projetar o futuro, ela salva vidas diretamente. “Quando você cruza os dados avaliando idade de estudantes que deveriam estar matriculados na escola com jovens que foram assassinados pela polícia ou estão no mercado de trabalho precarizado, é a mesma faixa etária”.

Ainda segundo o professor, durante a pandemia, 43 milhões de crianças deixaram de se alimentar pela pausa no ensino presencial.

Para Ednéia, existe uma memória da pandemia que ainda não foi acessada pelas escolas e pelos governos. A socióloga conta que as comunidades se organizaram com redes de apoio para sobrevivência física e simbólica dos grupos em suas favelas e isso ainda não foi assimilado. “O que a gente pensa quando se fala de pandemia é ‘o que o aluno não aprendeu’, mas durante o distanciamento houve muito aprendizado e conhecimento”.

Veja o trecho completo:

Leia também: #Provoca entrevista Gabriel o Pensador nesta terça-feira (19)

Assista ao programa na íntegra: