Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução: TV Cultura
Reprodução: TV Cultura

O Estação Livre desta sexta-feira (15) celebrou o Dia do Professor com um programa sobre Educação. Cris Guterres, recebeu o ativista e professor de história na Uneafro Douglas Belchior e Ednéia Gonçalves, educadora e socióloga.

Leia mais: Estação Livre leva ao ar edição especial do Dia do Professor na TV Cultura

Para celebrar esta data, a edição falou sobre a figura de Paulo Freire, professor e filósofo considerado o Patrono da Educação Brasileira, visto como inimigo pelos bolsonaristas.

Segundo Ednéia, Paulo Freire era um educador humanista, que pensava na educação com olhar crítico e isso assusta uma parcela da população. “Ele fazia com que a escola pensasse no seu papel na luta contra as opressões e indicava, metodologicamente, o papel dos professores na construção de um conhecimento que a escola não tem. Não é só partir do que o estudante sabe, é articular esse conhecimento com outros para construir um conhecimento novo”.

Douglas completou o pensamento da socióloga dizendo que o professor entendia a educação como uma reivindicação de direitos humanos e esse pensamento em um país marcado por repressões, como é o caso do Brasil, incomoda a elite.

“Ele enfrentava o poder, trabalhando educação como instrumento de mudança e rebeldia, fazendo das escolas um laboratório de provocação e pensamento. Isso não deixava as elites felizes”, afirmou o professor de história.

Veja o trecho completo:

Leia também: “A escola salva vidas diretamente”, diz Douglas Belchior, professor de história na Uneafro

Assista ao programa na íntegra: