Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

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Reprodução/Instagram @fruta.imperfeita
Reprodução/Instagram @fruta.imperfeita

Principalmente após pandemia e todas as crises que foram intensificadas após sua chegada ao Brasil, iniciativas para ajudar os mais necessitados são cada vez mais importantes. Um exemplo de empresa que promove ideias ligadas à sustentabilidade e ao consumo consciente é o “Fruta Imperfeita”, que visa diminuir o desperdício de alimentos e ajudar os pequenos produtores.

“Por um consumo consciente e sem desperdício”, diz a conta oficial da iniciativa nas redes sociais. A empresa se trata de um delivery online que vende cestas de frutas e legumes com formatos diferentes, muitas vezes desperdiçados por não atenderem à estética desejada pelos consumidores. A loja, que fica em São Paulo, atende diversos bairros da capital, assim como locais do ABC paulista e de Guarulhos.

Os clientes podem escolher o tipo de cesta que desejam, definir o peso dos produtos e a frequência com a qual quer receber as frutas e legumes. Em caso de um pedido avulso, cada pessoa pode escolher o que não gostaria de receber, mas não consegue definir quais vegetais receberá. “Além de se surpreender com os imperfeitos, ela se surpreenda com itens-surpresa que vão ajudar a trazer novos sabores e ideias pro cardápio”, falou a comunicação da empresa em entrevista ao site da TV Cultura.

A ideia surgiu da necessidade de encontrar, junto aos pequenos produtores, uma maneira de se inserir no mercado tradicional de alimentos. Ao aliar a necessidade ao princípio de evitar o desperdício, se iniciou o ato de comercializar vegetais “que eram considerados imperfeitos, fossem grandes demais ou pequenos, com um formato ou uma cor estranha.”

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“Pensando em uma cadeia que fosse mais justa e sustentável, além de desafiar o padrão tradicional de beleza do alimento, nos aliamos a eles pra espalhar por aí a ideia de que a natureza nos oferece alimentos que são muito mais diversos do que o varejo nos apresenta”, completou a empresa.

Segundo o que relata a comunicação da loja, uma das maiores dificuldades do comércio é a adaptação dos clientes com o modelo de negócios e com os produtos esteticamente diferentes. Outro fator que às vezes se torna um empecilho é a dificuldade de viabilizar o serviço por parte dos pequenos produtores. “Tem a ver com os pequenos produtores e em como otimizar a logística pra trazer os produtos deles pra cá”, aponta.

Mesmo com as dificuldades e com o formato incomum, a empresa acredita que o mercado está crescendo para ações semelhantes. “Há muito espaço pra iniciativas que tem como propósito a luta contra o desperdício e a atuação em conjunto com os pequenos produtores”, destaca. O “Fruta Imperfeita” conclui que sua missão é “ajudar a criar pontes pra aumentar ainda mais esse movimento de luta contra o desperdício de alimentos.”