Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução: TV Cultura
Reprodução: TV Cultura

O Linhas Cruzadas desta semana teve como tema “a educação como ela é”. Thaís Oyama e Luiz Felipe Pondé conversaram sobre o sistema de ensino atual no Brasil e o que poderia ser feito para melhorar as escolas e universidades.

Leia mais: “O bolsonarismo inviabilizou qualquer reflexão sobre educação que não seja agregada à esquerda”, afirma Pondé

O programa conversou com a deputada federal Tabata Amaral (PSB/SP) para saber qual a situação da educação no país hoje. Tabata disse que há 20 anos o acesso à educação era muito restrito e acredita que os números atuais são bem melhores.

“Uma das grandes vitórias do Brasil nessa área foi garantir o acesso a quase todo mundo. Digo quase porque temos um problema muito grande de falta de acesso na primeira infância, falta de vagas em creche e evasão no ensino médio”, explicou a deputada.

Ainda de acordo com Tabata, algumas mudanças são necessárias, tanto em relação à cultura da educação, como no método de ensino. Para ela, é possível construir algo melhor.

“Quando a gente coloca quase todo mundo no ensino público, se não mudar o sistema, a gente não garante que nessa escola pública seja possível quebrar o ciclo da pobreza [...] A sociedade brasileira não valoriza a educação porque você não valoriza aquilo que você nunca teve. Se a gente olhar as campanhas eleitorais, a minha percepção é que construir escola dá voto, porque essa foi a luta das últimas gerações, mas essa população que não conseguiu estudar, que em grande parte é analfabeta funcional, ela não sabe o que deve cobrar para ter uma educação de qualidade”, completou a deputada.

Veja o trecho completo:

Leia também: No Linhas Cruzadas, Pondé critica burocracias do MEC: “Uma catástrofe”

Assista ao programa na íntegra:

Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.