Indígenas do Vale do Javari, no Amazonas, denunciam a falta de proteção aos índios isolados pela Funai (Fundação Nacional do Índio). A denúncia foi feita pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) por meio de nota, alegando que a fundação não está atuando para evitar o conflito entre eles e os indígenas da etnia Marubo, que vivem na mesma terra.
Segundo a Univaja, povos isolados e de recente contato estão desprotegidos. A nota alegou que a Funai estaria loteada por "representantes do agronegócio retrógrado, além de lobistas que representam a regulamentação de garimpos, arrendamento de terras indígenas, extração de madeira e usurpação de terras públicas”.
Leia também: Número de brasileiros detidos na fronteira dos EUA é oito vezes maior em um ano
Ao Jornal da Tarde desta segunda-feira (25), Beto Marubo, liderança da Univaja, afirmou que o aumento das invasões nesse território é preocupante. “Toneladas de carne, caça e peixe são retirados dessa região, exigindo uma atuação do Estado”, disse Beto.
Em nota, a Funai afirmou que “realiza ações de vigilância e fiscalização territorial por meio de suas 11 Frentes instaladas na Amazônia Legal”, e que chamou a Univaja para reuniões para elaborar um plano de gestão para o Vale do Javali.
Leia também: Justiça determina quebra de sigilo de prontuários dos pacientes com Covid-19 na Prevent Senior
Veja a reportagem completa:
REDES SOCIAIS