Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

A ex-presidente da Irlanda Mary Robinson foi a entrevistada do Roda Viva desta segunda-feira (25).

A jornalista Cristina Serra perguntou para a política como os países mais ricos podem ajudar os mais pobres para fazerem um desenvolvimento mais sustentável. Robinson considera esse um dos principais desafios para os próximos anos. Na visão dela, é preciso um compartilhamento de capital e tecnologia entre as nações.

Leia também: Ex-presidente da Irlanda critica distribuição desigual das vacinas: “Chocante e inaceitável"

“Não facilitamos a vida dos países em desenvolvimento no tocante a serem verdes, modernos, com empregos verde, como eles querem. Não compartilhamos tecnologia e não investimos capital para permitir que esses países se desenvolvam. E é muito necessário que façamos isso”, disse Robinson.

Ao longo de sua resposta, ela usou a China como exemplo. O país asiático é líder na produção de energia éolica e solar. Mas só ela consegue usar, e essa produção de energia não é compartilhada por países mais pobres.

Assista ao trecho completo:



Participaram da bancada de entrevistadores Claudio Angelo, coordenador de comunicação do Observatório do Clima; Renata Machado Tupinambá, jornalista, roteirista e fundadora da produtora indígena Originárias Produções; Leonardo Sakamoto, colunista do portal UOL; Cristina Serra, colunista da Folha de S. Paulo; Giovana Girardi, jornalista especializada na cobertura de ciência e meio ambiente.

Assista ao programa completo:

O Roda Viva vai ao ar toda segunda-feira às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.