Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Flickr Palácio do Planalto
Reprodução/ Flickr Palácio do Planalto

O presidente Jair Bolsonaro acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (27) contra medida apresentada pela CPI da Covid para bani-lo das redes sociais. O pedido vem após o chefe do Executivo falar, na última quinta-feira (21), que vacinas contra o coronavírus facilitam o desenvolvimento de AIDS.

A informação é falsa, e a live foi removida do Facebook, Instagram e Youtube. As plataformas afirmaram que o conteúdo era contrário às políticas de controle da Covid-19. 

Leia Mais: YouTube remove live em que Bolsonaro mente sobre vacina contra Covid-19; Facebook e Instagram derrubam live em que Bolsonaro associa Aids à vacina da Covid

A CPI aprovou o requerimento para que o STF quebre sigilo das contas em redes sociais de Bolsonaro e para que o presidente seja indiciado pela propagação de fake news. No documento enviado à Corte, a Advocacia-Geral da União (AGU) diz que Bolsonaro não pode ser alvo de uma CPI.

"É importante destacar que o impetrante [Bolsonaro] não participou da comissão sequer como testemunha. E nem poderia ser diferente, já que o Presidente da República não pode ser investigado no âmbito de CPIs ou de qualquer outra Comissão Parlamentar, seja a que título for", afirma o texto.

Leia Também: Senadores aprovam relatório final da CPI da Covid por 7 votos a 4

A AGU argumentou que o pedido da CPI para banir o presidente das redes sociais é "arbitrário". “Ao que tudo indica, de forma equivocada, a CPI se pauta na estratégia de fishing expedition, envidando ‘investigações genéricas para buscar elementos incriminatórios aleatoriamente, sem qualquer embasamento prévio’, o que violaria frontalmente o devido processo legal”, ressalta o órgão.