Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Flickr
Reprodução/Flickr

Em matéria publicada na madrugada desta quarta-feira (10), o jornal português Diário de Notícias relatou que diversas crianças do país estão começando a falar em “brasileiro”. A causa seria o consumo de vídeos feitos por youtubers do Brasil, que afeta o vocabulário dos pequenos espectadores.

Com o título "Há crianças portuguesas que só falam 'brasileiro", o texto afirma que os consumidores de conteúdo infantil “dizem grama em vez de relva, autocarro é ônibus, rebuçado é bala, riscas são listras e leite está na geladeira em vez de no frigorífico.”

Leia mais: Senado discute PL que dá à Flona de Brasília fins de regularização fundiária urbana

"Clifford: O Gigante Cão Vermelho" estreia no próximo mês nos cinemas brasileiros

O veículo destaca a visita do produtor de conteúdo Luccas Neto ao país no último fim de semana. O irmão de Felipe Neto faz vídeos voltados ao público mais jovem, e reúne uma grande parcela de fãs portugueses, devido à proximidade linguística.

A matéria aponta que as crianças mais afetadas estão na faixa dos três anos, já que é nesta idade que elas começam a falar. Em entrevista ao portal, pais dizem que o conteúdo do Brasil “é muito mais apelativo para os miúdos. A partir daí é viciante para eles". Também foi falado que “há muito mais conteúdos brasileiros do que portugueses”.