Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

É cada vez mais comum pessoas que realizam atividade física, principalmente os amantes de academia, consumirem Whey Protein. No entanto, outro ponto que também tem se tornado recorrente são as reclamações de surgimento de acne após o uso dessa substância.

Para esclarecer qual é a relação entre Whey Protein e acne, o site da TV Cultura conversou com especialistas na área, que responderam todas as questões sobre o suplemento alimentar.

O Whey protein é feito da proteína do soro de leite da vaca e passa por processos industriais, de filtragem (para manter somente a proteína de alto valor biológico) até ser consumido em pó.

As proteínas têm papel importante no organismo como recuperação e regeneração da massa muscular (aumentando a massa muscular), produção de enzimas, regulação de hormônios, entre outros benefícios.

Segundo Lorraine Cunha, profissional de educação física, especializada em fisiologia do exercício e treinamento resistido na saúde, doença e envelhecimento, o Whey Protein é recomendado para atletas de alto rendimento e praticantes de exercício físico regular.

Porém, pessoas que não conseguem ingerir toda a proteína que o corpo necessita, podem fazer uso dessa suplementação, como pós bariátricos e idosos. “Quem irá avaliar a necessidade deste consumo é o nutricionista, médico ou especialista em nutrição esportiva”, afirma.

Por ser um suplemento à base de leite, ela conta que a única contraindicação para o seu consumo é em relação a alguma alergia, intolerância a lactose ou produtos derivados.

Tipos de Whey

Hidrolisado: é aquele que passa alterações químicas para quebrar a proteína em partes menores e ser melhor absorvida pelo organismo.

Isolado: este contém na sua formulação entre 81% a 95% de whey puro e um processo de filtragem potente.

Concentrado: tem entre 29% a 89% de whey na sua composição, sendo o restante carboidratos e gordura e seu processo de filtragem é mais leve.

Como devem ser consumidos?

A recomendação geral é de 20 a 40g por dia, que pode ser diluído em água, sucos, adicionado às frutas ou ainda misturado com outros alimentos, como iogurte e leite. No entanto, essa recomendação pode variar de acordo com o estado de saúde, a idade, o gênero, o peso e a intensidade da atividade física.

Afinal, Whey dá espinha?

Lorraine esclarece que o Whey tem realmente uma relação com o desenvolvimento de acne, porque promove alterações hormonais que tendem a produzir mais sebo, aumentando a oleosidade e o aparecimento de espinhas.

“Os derivados do leite, tendem a aumentar o aparecimento de espinha, mas isso vai depender de cada organismo. Caso comece a fazer uso da suplementação, e as acnes piorem, suspenda o uso e procure um médico”, diz.

O nutricionista clínico e esportivo, Ivan Lima explica que o Whey Protein pode aumentar a resposta imunomodulatória e combater infecções e processos inflamatórios, por sua ação antibacteriana e antiviral, além de estimular a absorção e função intestinal. Por outro lado, porém, o uso progressivo deste suplemento pode favorecer o aparecimento de lesões acneiformes.

Ele alerta para o uso excessivo, que tem efeitos além do agravamento da acne. “Pode causar sintomas leves como gases, náuseas, cólicas, diminuição do apetite e dor de cabeça, ou, em casos mais graves, pode sobrecarregar os rins, causando insuficiência renal”.

Para driblar esses efeitos, Ivan afirma que o ideal seria, além de uma dieta adequada e suplementação de proteína na dosagem correta, reduzir a ingestão de carboidratos com alto índice glicêmico e gorduras saturadas.

“Seria interessante também incluir na alimentação nutrientes como: zinco - reduz inflamações, aumenta a defesa do organismo e regenera os tecidos; vitamina A/Betacaroteno - regula a atividade das glândulas sebáceas, causa o amadurecimento celular e protege a pele dos radicais livres; vitamina B6 - regula os níveis de testosterona, DHT, diminuindo o número e intensidade do quadro”, sugere o nutricionista.

Leia também: Ministério da Saúde disponibiliza consulta pública de estudo sobre 'kit Covid'Inpe aponta recorde de alertas de desmatamento na Amazônia no mês de outubro