A edição do Linhas Cruzadas desta quinta-feira (18) teve como tema a busca pelo equilíbrio na vida. Thaís Oyama e Luiz Felipe Pondé discutiram se é possível ser totalmente feliz profissionalmente e na vida pessoal ou se isso é uma obsessão que pode causar ainda mais desequilíbrio.
Leia mais: “A ameaça das paixões é contínua”, diz Pondé sobre equilíbrio entre razão e emoção
O programa conversou com o administrador Maurício Martins, que abandonou o mundo corporativo para trabalhar com algo que realmente gosta, a consultoria digital. Ele contou um pouco sobre a decisão.
“Eu me dedicava bastante na minha profissão, passei por várias empresas e galguei todas as posições até chegar ao maior cargo e maior salário. Eu sabia que estava lá apenas por questão financeira, mas eu tinha a síndrome do domingo à noite. Ficava desconfortável em saber que teria que começar a semana tudo de novo”, explicou Maurício.
O consultor afirmou que não tinha coragem de sair do antigo trabalho, mas que um mau relacionamento com o chefe foi o gatilho final para uma decisão que, segundo ele, já devia ter sido tomada há muito tempo.
“Eu não me arrependo da decisão, foi a melhor coisa que eu fiz. O que eu tenho consciência é que hoje eu trabalho com algo que me dá prazer, mas não me dá a mesma perspectiva financeira que eu tinha no mundo corporativo”, ressaltou.
Pondé definiu a atitude de Maurício como o sonho de muita gente, mas fez ressalvas de alguns fatores que influenciam nessa escolha.
“Depende da situação que a pessoa está. A idade, a segurança material, se os familiares vão apoiar, se tem filhos. Tudo isso é importante para as pessoas não escutarem esse discurso e acharem que é uma fórmula”, comentou o filósofo.
Veja o trecho completo:
Leia também: Para Pondé, estabelecer prioridades pode trazer insatisfações futuras
Assista ao programa na íntegra:
Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.
REDES SOCIAIS