Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução: Tv Cultura
Reprodução: Tv Cultura

Nesta quinta-feira (18), Thaís Oyama e Luiz Felipe Pondé conversaram sobre a busca pelo equilíbrio na vida durante o Linhas Cruzadas. O programa discutiu se é possível balancear a razão e a emoção na tomada de decisões, principalmente pela visão filosófica.

Leia mais: Para Pondé, estabelecer prioridades pode trazer insatisfações futuras

Thaís trouxe à conversa o pensamento de David Hume, filósofo do século 18, que dizia que os pensamentos humanos são mais baseados no desejo do que na razão.

Pondé explicou a visão de Hume, um dos pensadores mais céticos do século. “Ele tirava o sono do Kant, porque para Kant, se o Hume estivesse com razão a gente estava perdido [...] O que o Hume está dizendo como cético, é que a razão não está com essa bola não, ela fica o tempo todo tentando lidar com experiências emocionais, portanto de certa forma ela é menor”.

Ainda segundo o filósofo, nós conseguimos tomar decisões racionais a muito custo e não tendo a certeza de que está sendo completamente racional. “A ameaça das paixões é contínua. Elas se misturam e contaminam nossas conclusões, então às vezes você pode achar que está sendo racional, mas está sendo obsessivo”, concluiu.

Veja o trecho completo:

Leia também: Após 15 anos de carreira, administrador abandona mercado corporativo em busca de satisfação profissional

Assista ao programa na íntegra:

Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.