Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Flickr TCU
Reprodução/Flickr TCU

O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu um inquérito nesta sexta-feira (29) para investigar possíveis irregularidades e interferência política no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Às vésperas da prova, cerca de 30 servidores do Inep Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pediram demissão alegando assédio moral e interferência política.

As provas acontecem neste domingo (21) e no próximo (28). O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que o exame deste ano terá “a cara do governo”. Segundo divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo, o chefe do Executivo teria solicitado ao ministro da Educação Milton Ribeiro que trocasse o termo ‘Golpe de 1964’ por ‘revolução’.

Leia Mais: Bolsonaro pediu troca do termo ‘Golpe de 1964’ por ‘revolução’ no Enem, dizem servidores

A decisão do TCU foi tomada após deputados se reunirem com a presidente da Corte, ministra Ana Arras, e solicitarem que fosse realizada uma auditoria no Inep e o afastamento do presidente do órgão, Danilo Dupas.

O relator do caso será o ministro Walton Alencar Rodrigues. Em sessão na Comissão de Educação da Câmara e do Senado, Danilo Dupas negou qualquer assédio e interferência no exame.

Na última quinta-feira (18), a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou a abertura de um grupo de trabalho para monitorar a crise no Inep.

Leia Também: Milton Ribeiro diz que Enem 2021 terá a cara do governo 'no sentido de competência'