Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução: Tv Cultura
Reprodução: Tv Cultura

Luiz Gama foi um advogado e jornalista de extrema importância na abolição da escravidão. Ele ganhou notoriedade recentemente e este ano o cineasta Jeferson De dirigiu o filme “Doutor Gama”, que conta a trajetória desta importante figura de nossa história.

O Estação Livre desta sexta-feira (26) exibiu uma reportagem sobre Luiz, em uma edição que teve como finalidade apresentar personalidades negras que não receberam o devido reconhecimento.

Leia mais: "Milton Santos renovou a maneira como a geografia deve estudar e ensinar”, afirma geógrafo

A Professora Lígia Ferreira conta que a importância do advogado foi além do aboliocinismo. “Nós conhecemos Luiz Gama como um grande abolicionista, mas ele foi mais do que isso. Ele foi um homem das ideias, da escrita, algo incomum naquela época, quando se acreditava que os negros eram incapazes”.

O conhecimento de Gama somado à sua preocupação com a educação fez com que ele ajudasse na alfabetização de ex-escravizados, como conta o pesquisador Bruno Rodrigues:

“Gama permanece atual no debate da educação. Ele foi fundador de uma biblioteca comunitária e enxergava a educação como um ponto central no desenvolvimento nacional. Em um único ‘ano letivo’, ele alfabetizou 214 pessoas”, explicou Bruno.

O ator César Mello, que interpretou o advogado no filme, falou sobre o feedback positivo que recebe pela obra. “Quando as pessoas assistem o filme, elas sentem orgulho de serem pretas. Nós estamos desenterrando a história desse homem, mas a gente não está fazendo um favor, é ele quem está nos fazendo um favor”, comentou.

Ainda de acordo com o ator, a próxima geração precisa conhecer Luiz Gama, principalmente a periferia e a juventude preta.

No estúdio do programa, a psicanalista Jaque Conceição explicou que as redes sociais são fundamentais para resgatarmos essas memórias.

“Existe um movimento de tempos em tempos de nomes negros estarem em nome público. É necessário que a gente crie instituições e espaços para manter essa memória viva e não só em bibliotecas e museus. Aí, a gente volta para a ideia da internet. Ela é fundamental para tornar essas histórias acessíveis”, afirmou Jaque.

Veja a reportagem completa:

Leia também: #Provoca entrevista André Abujamra na terça-feira (30)

Assista ao programa na íntegra:

O programa Estação Livre é apresentado pela jornalista e empreendedora Cris Guterres, considerada pela revista Forbes uma das criadoras de conteúdo mais inovadoras de 2020. Feita por uma maioria de mulheres pretas, a atração tem a missão de valorizar a cultura negra, a rica diversidade do Brasil e trazer a sociedade para repensar e ajudar a reconstruir um país mais justo para todos.