Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

O Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, identificou dois casos de Influenza A pela primeira vez desde maio de 2020. A principal suspeita para os casos voltarem é o relaxamento das medidas de restrição contra a Covid-19. Com a volta das aglomerações, aumenta a circulação de outros patógenos.

"A nossa preocupação maior segue sendo o coronavírus. Mas flexibilizações do uso de máscaras, por exemplo, pode facilitar a disseminação de outras doenças", disse Adriano Abbud, diretor de respostas rápidas do instituto.

Uma das principais atividades do Instituto é analisar amostras dos hospitais de São Paulo e sequenciá-las para todos os tipos de vírus respiratórios. O objetivo é manter uma vigilância sanitária em todo os território.

A ausência de casos de gripe desde o ano passado foi uma supresa positiva para os médicos do Instituto. O principal motivo foi o uso da máscara por boa parte da população. Em 2019, 800 casos de Influenza tinham sido observados pelo instituto.

Leia também: Reino Unido identifica os dois primeiros casos da variante Ômicron da Covid-19

Agora, as análises continuarão acontecer para saber se é motivo de preocupação por parte governo do Estado.