Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

O site Diário do Centro do Mundo (DCM) publicou na noite da última segunda-feira (29) que o administrador da página Coronel Siqueira no Twitter morreu devido uma pancreatite. Porém, o verdadeiro dono do personagem usou sua coluna na Carta Capital e as redes sociais para desmentir a publicação e dizer que está vivo.

No texto, ele explica que as informações dadas por Patrícia Liotte são falsas. Inicialmente, negou que a página nas redes sociais era de “multiplicadores” e apenas uma pessoa administra a conta. Ele ainda complementou que vive na Europa desde 2013 e numa morou em São Paulo ou em Porto Alegre, como alegou a mulher.


“Antes de tudo, sou apenas mais um brasileiro que sofreu e ainda sofre muito com o que está acontecendo em meu país. Desde 2013 estamos num processo de degradação total das instituições, degradação essa que foi coroada com a vitória de Bolsonaro para a presidência”, disse em sua coluna.

Além disso, explicou como criou a página e não tinha como objetivo de faturar dinheiro ou ganhar milhares de seguidores nas redes sociais. “Impressionado pela loucura dos bolsominions e por tudo que estava acontecendo, um dia tive a ideia de criar um Twitter satírico. 'Siqueira' foi o primeiro nome que me veio à cabeça. Para o nome de Twitter, escolhi 'direitasiqueira', uma homenagem ao ‘grande’ Sérgio Camargo”, contou.

Leia também: Moro compara vendas de sua biografia com a de Lula em foto nas redes

“Eu defendia o indefensável ali: Monarquia Bolsonarista, um muro entre o Brasil e a Argentina, coroar Trump imperador, essas coisas. Resolvi escrachar e deixar claro que era uma sátira, uma hipérbole dos já hiperbólicos bolsominions. Minha intenção não era incomodar ou fazer a esquerda passar ainda mais raiva”, completou.


Outra informação desmentida em seu texto foi sobre a foto do perfil. Liotte disse que a imagem é de um tio do falecido marido. Porém, a coluna explicou que a fotografia foi gerada de um site chamado thispersondoesnotexist.com e criada por Inteligência Artificial.

Contato com o DCM

Após explicar como criou a página, o influenciador mostrou que entrou em contato com o DCM e outros veículos de comunicação que repercutiram a história. Além disso, admitiu que foi membro do canal e mandou superchats para eles em euros, indicando que estava em outro país.

Outras colunas na Carta Capital

O motivo do texto ser publicado no site da Carta Capital é porque o personagem Coronel Siqueira tinha uma coluna. Há mais de 10 textos publicados neste ano com a assinatura dele.

O site da TV Cultura entrou em contato com a pessoa que assinou a matéria no site da Carta Capital e não recebeu retorno até o fechamento. Em caso de resposta, o texto será atualizado.