Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

O governo do Talibã do Afeganistão publicou nesta sexta-feira (3) um decreto que exige o consentimento das mulheres para casamentos realizados no país. Segundo anunciado, as mulheres não devem ser consideradas como "propriedade", mas, sim, como um ser humano livre.

"Uma mulher não é uma propriedade, mas um ser humano nobre e livre; ninguém pode dá-la a ninguém em troca de paz ou para acabar com a animosidade", disse o porta-voz Zabihillah Muhajid. 

Agora, os tribunais e centros religiosos deverão levar em consideração as novas regras, que proíbem o casamento forçado e determinam que as viúvas tenham parte da propriedade do marido falecido.

Apesar das mudanças, o Talibã não divulgou informações sobre a possibilidade das mulheres estudarem ou trabalharem fora de casa, o que vem gerando uma grande preocupação das afegãs, bem como da comunidade internacional.

Durante seu governo anterior, de 1996 a 2001, o Talibã proibiu as mulheres de saírem de casa sem um parente do sexo masculino, cobrindo o rosto e a cabeça, e as meninas de receberem educação.

Ele afirma que mudou e que foi permitida a abertura de escolas de ensino médio para meninas em algumas províncias, mas muitas mulheres e defensores dos direitos permanecem céticos.

Leia também: Brasil cai mais uma posição no ranking de maiores economias mundiais e ocupa 13º lugarCriador e coordenador do Disque-Denúncia, Zeca Borges morre aos 79 anos de idade