Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

As constantes saídas de profissionais do Capes foi um dos assuntos debatidos no Jornal da Cultura nesta quarta-feira (8). José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, criticou a forma como a educação é administrada no país e afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tenta impor uma ideologia pessoal no ensino brasileiro.

“Existe um confronto entre o correto, séria e profissional contra uma tentativa de impor uma ideologia para garantir a narrativa do presidente prevaleça. Na visão dele, o ambiente das universidades está contaminado pelo marxismo. Por conta disso, eles acham que deve ser feita uma ‘caça aos comunistas’”, disse o professor.

Leia também: Michelle e Aras são condecorados com a Ordem de Rio Branco por Bolsonaro

A jornalista Vera Magalhães também participou do debate e disse que o Capes não foi o único prejudicado por essa forma de administração. Ao analisar os três anos de governo, ela garante que diversos setores do Ministério da Educação foram precarizados.

“Isso que o professor falou, descreve todas as áreas do MEC. A gente tinha um ministro anterior, o Weintraub, que não tenha causado tanto estrago quanto o estrago silencioso do atual. Há um desmonte completo em todas as áreas do MEC”, criticou a apresentadora do Roda Viva.

Assista ao comentário completo: