A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento vinculado à qualquer tipo de prestação de serviço. A partir da CTPS é possível formalizar atividades empregatícias de modo a garantir direitos.
Todo brasileiro - nativo ou naturalizado - acima dos 14 anos tem o direito de obter a CTPS. Pessoas estrangeiras que desejam trabalhar no Brasil também podem tirar o documento específico para imigrantes.
Há alguns anos, a CPTS passou a ser disponibilizada do meio digital - assim como muitos outros documentos. Dessa forma é possível agilizar os processos burocráticos vinculados ao vínculo empregatício, e obter a carteira sem precisar sair de casa - algo muito benéfico durante a pandemia.
A seguir você confere o passo a passo de como obter sua Carteira de Trabalho Digital:
1. Acesse o portal do Ministério da Economia
Para obter a Carteira de Trabalho Digital é preciso fazer um cadastro. Ele pode ser feito tanto no dispositivo móvel através do aplicativo disponível para Android e Iphone, quanto pelo site do Ministério da Economia.
2. Cadastro
Por ser o primeiro acesso será necessário fazer um cadastro. Para fazer isso, basta clicar em "entrar" e preencher os dados requisitados. Serão pedidos data de nascimento, celular, Cadastro de Pessoa Física (CPF), entre outros.
Veja mais: Webstory: Como fazer a Carteira de Trabalho Digital
3. Log In
Depois do preenchimento do cadastro, será necessário colocar uma senha, que será o seu log in no site do Ministério da Economia ou no aplicativo.
4. Acesso à CTPS
Depois de fazer o cadastro, basta retornar à pagina inicial e fazer o Log In. O usuário será seu CPF e a senha deve ser a mesma cadastrada na etapa anterior.
Daí será possível acessar a CTPS e verificar os últimos vínculos empregatícios.
Observação: Ao acessar a aba que detalha os vínculos empregatícios, será necessário responder perguntas relacionadas à sua vida laborial, por questões de segurança.
REDES SOCIAIS