Diante do aumento de casos de Covid-19 detectados nas embarcações que operam cruzeiros marítimos ao longo da costa brasileira, a Anvisa recomendou ao Ministério da Saúde, nesta sexta-feira (31), a suspensão provisória da temporada de navios de cruzeiro até que haja mais dados disponíveis para avaliação do cenário epidemiológico.
Após investigações epidemiológicas realizadas pela Agência e pelas autoridades de saúde locais, dois navios tiveram suas atividades interrompidas ao longo desta sexta-feira: o Costa Diadema, que estava atracado em Salvador (BA), e o MSC Splendida, que está no Porto de Santos (SP).
Leia também: Brasil registra mais de 420 mil mortes por Covid-19 e 14,6 milhões de contaminados em 2021
A retomada das operações dos navios de cruzeiro para a temporada de 2021/2022 foi prevista pela Portaria Interministerial CC-PR/MJSP/MS/MINFRA 658, de 5 de outubro de 2021, em cenário epidemiológico anterior à notificação mundial sobre a identificação da nova variante Ômicron.
A manifestação da Agência foi pautada no princípio da precaução. A recomendação não afeta, por ora, as operações de navios de cruzeiro. Até decisão final do grupo de ministros, as operações seguem autorizadas, submetidas às regras sanitárias vigentes e sob supervisão da Anvisa, que pode atuar para fazer cumprir os protocolos e proteger a saúde das pessoas.
Leia também: STF suspende despacho do MEC contra exigência de vacina em instituições federais
A Anvisa ainda ressaltou que é necessária manifestação do Ministério da Saúde sobre o cenário epidemiológico com relação à Covid-19.
REDES SOCIAIS