A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou, nesta sexta-feira (7), o acordo assinado pela representação brasileira no Parlamento do Mercosul para facilitação do trânsito de veículos de uso particular entre Brasil e Peru.
O Projeto de Decreto Legislativo 930/21 precisa ser aprovado pelos deputados e pelos senadores para que o acordo internacional possa entrar em vigor.
Entre outros pontos, o texto autoriza o trânsito dos veículos pelas fronteiras mediante documentação. Ele prevê um limite de permanência temporária e também a isenção de impostos alfandegários e demais tributos de importação.
Leia também: Distrito Federal cancela eventos públicos e privados no Carnaval 2022
A relatora e deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) destacou que a integração fronteiriça é pauta prioritária nas relações bilaterais entre Brasil e Peru. “Com as regras que tratam do ingresso e do trânsito de veículos, Brasil e Peru tencionam contribuir para o fortalecimento dos laços de amizade, por meio do fomento do turismo e do comércio”, avaliou.
A proposta ainda será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ser votada pelo Plenário da Câmara dos Deputados.
Leia também: Pesquisadores desenvolvem método que detecta SARS-CoV-2 diretamente em cotonetes nasais
REDES SOCIAIS