Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/pixabay
Reprodução/pixabay

Um tesouro romano composto por mais de 200 moedas foi encontrado no noroeste da Espanha, graças a um texugo que procurava alimentos, segundo informações dos arqueólogos. A descoberta foi revelada no fim de dezembro pela Universidade Autônoma de Madrid.

Leia mais: Senador Fabiano Contarato e família testam positivo para Covid-19

A imprensa local repercutiu a descoberta nesta semana, quando completa um ano da nevasca Filomena, que obrigou alguns animais a buscar comida em lugares diferentes dos habituais.

Segundo o artigo publicado pelos arqueólogos, as moedas foram encontradas na caverna de La Cuesta, em Berció, nas Astúrias, "em meio a toda a areia extraída por um texugo, na entrada de sua toca".

Um morador da região viu as moedas e alertou as autoridades, em abril do ano passado. Um grupo de investigadores e arqueólogos foram até o local para recolher as moedas e desenterrar as que ainda estavam sob o solo.

Segundo o artigo, trata-se de um conjunto de 209 peças de entre os séculos lll e V", originárias "do norte e do Mediterrâneo oriental, de lugares como Antioquia, Constantinopla, Tessalônica, Roma, Arles, Lyon e até mesmo Londres.

Os investigadores qualificaram a descoberta como “excepcional” e acreditam que as moedas foram depositadas no local em “um contexto de instabilidade política."

Leia também: Pesquisa diz que Lula tem chances de vencer as eleições ainda no primeiro turno