Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Governo de São Paulo
Reprodução/ Governo de São Paulo

Maio Amarelo é uma iniciativa mundial com o objetivo de reduzir os índices de acidentes e mortes no trânsito. No Brasil, as campanhas começaram em 2014 unindo o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil, com o propósito de criar estratégias para a segurança das vias.

O tema de 2024 é "Paz no trânsito começa por você". As ações visam conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres sobre os perigos no trânsito e a importância de um comportamento responsável. O amarelo porque é a cor que simboliza atenção nas sinalizações, estando presente nos semáforos, placas e faixas das vias em todo o mundo.

Ao longo de todo o mês de maio, diversas ações globais são realizadas para sensibilizar a população sobre a importância de respeitar as leis, direção defensiva, utilização de equipamentos de segurança corretamente, etc.

Confira abaixo algumas das dicas para maior segurança:

1- Conhecer a sinalização

Prestar atenção nas sinalizações. As placas, os semáforos e marcações na via são projetados para facilitar e controlar o fluxo, prevenindo acidentes e garantindo a segurança dos motoristas e motociclistas, pedestres e ciclistas.

Ignorar essas leis aumenta a chance de colisão e de acidentes, além disso, não respeitar a sinalização pode gerar multas. Como, por exemplo, avançar o sinal vermelho resulta em infração gravíssima, gerando multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

2- Não utilizar o celular dirigindo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que o uso do smartphone aumenta em quase 400% as chances de colisão. O uso de celular no volante faz com que o usuário perca o campo de visão em 360º que se deve ter junto com os espelhos retrovisores, pelo fato de tirar a atenção do condutor.

A multa para quem for pego utilizando o celular enquanto dirige é de R$297,43 e sete pontos na carteira. A intercorrência também é considerada uma infração gravíssima.

3- Use cinto de segurança

Sem dúvidas um dos itens mais importantes, o cinto é um acessório obrigatório, mas ainda muito dispensado por diversos motoristas e passageiros. Deve ser utilizado por todos os ocupantes do veículo, tanto os que vão na frente como os que vão na parte de trás.

Dados da Abramet mostram que o uso do cinto de segurança reduz em até 60% o risco de acidentes graves e morte para passageiros no banco da frente, e até 44% para os que estão no banco de trás.

4- Realize manutenções frequentes

Mantenha sempre o seu veículo com a manutenção preventiva em dia, principalmente antes de longas viagens, para que ele tenha boas condições de uso.

Entre os processos de manutenção estão: a calibragem de pneus, verificar a responsividade dos freios, se as luzes estão queimadas ou não, troca de óleo e outros pontos recomendados pelo fabricante. 

O cronograma completo de ações e atividades que serão realizadas está disponível no site da Artesp.sp.gov.br

Veja imagens: Webstory: Maio Amarelo: confira dicas de segurança no trânsito