Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

A lombalgia, popularmente conhecida como “dor nas costas” pode ter diferentes causas, das mais simples até as mais complexas. Sendo esta, a 2ª maior causa de busca por consultórios médicos pelos pacientes, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Apesar da maioria dos casos não apresentar uma causa específica e ter fácil resolução como melhorar a postura, é preciso ficar alerta aos sinais, pois podem ser sintomas de doenças reumáticas crônicas, tais como a artrite e a artrose.

Leia também: Duas doses da CoronaVac neutralizam a variante Ômicron, aponta pesquisa

Para a especialista da Cobra Reumatologia Dra. Luiza Fuoco, um dos maiores problemas em boa parte da população sofrer com desconfortos constantes é a automedicação continuada com analgésicos, anti-inflamatórios ou relaxantes musculares, bem como a negligência em buscar um diagnóstico correto.

Embora as dores possam variar de intensidade, quando elas afetam a rotina do indivíduo e limitam suas atividades diárias é preciso procurar ajuda médica. Se persistirem por mais de quatro semanas, é um sinal de atenção. Se houver perda de movimento e deformidades nas articulações é imprescindível que se procure um reumatologista, pois as dores podem começar nas costas, mas afetam outros órgãos.

Confira a seguir, ações do dia a dia que podem colaborar ou prevenir no surgimento da lombalgia:

1) Automedicação nunca é indicado, nem em casos em que a dor seja de leve intensidade. A não ser que você tenha dormido de mau jeito, tenha sofrido uma pancada ou feito exercícios físicos, a dor não é normal e não deve ser tratada sem diagnóstico e indicação médica;

Leia também: Juiz nega pedido de arquivamento e príncipe Andrew enfrentará processo por agressão sexual

2) Manter uma vida saudável com prática de atividades físicas, alongamentos, boa postura e evitar hábitos que possam sobrecarregar a coluna colabora na prevenção;

    3) Com o surgimento de dores é imprescindível realizar repouso em uma posição confortável, com compressas na região, além de integrar medicina complementar como sessões de massoterapia, acupuntura e relaxamento;

      4) O emocional afeta diretamente a saúde do corpo humano, por isso, quando a pessoa está com muito trabalho ou até mesmo deprimida, a tensão muscular também aparece;

        5) Busque se informar por fontes confiáveis ao pesquisar por conteúdos sobre saúde, se atente à veracidade das informações.