O senador Humberto Costa (PT-PE) protocolou ofícios no Ministério Público Federal (MPF) e na Procuradoria-Geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União solicitando investigação da contratação, pelo governo federal, da empresa Intermodal Brasil Logística (IBL) por R$ 62,2 milhões em dezembro de 2021, com dispensa de licitação, para o transporte de vacinas contra a covid-19 destinadas a crianças.
"O país precisa saber as reais condições desta contratação, os valores envolvidos e os relatos de falhas", afirmou Humberto nas redes sociais. As informações são da Agência Senado.
Acionei o TCU e o MPF para que investiguem a contratação, sem licitação,feita pelo Ministério da Saúde de uma empresa sem experiência para transportar doses de Covid a crianças.O país precisa saber as reais condições dessa contratação,os valores envolvidos e os relatos de falhas pic.twitter.com/MWF6vN5eaa
— Humberto Costa (@senadorhumberto) January 18, 2022
Leia também: Senador Paulo Rocha testa positivo para Covid-19
Nos ofícios, Humberto Costa pediu também a apuração dos relatos de "amadorismo e ineficiência" no transporte das vacinas e da possibilidade de "cominações de multa e de devolução de recursos ao erário, inclusive contra as autoridades do Ministério da Saúde" envolvidas com os fatos.
Denúncia publicada pelo jornal Folha de S.Paulo no último domingo (16) apontou que a IBL não tem experiência no transporte de vacinas e que havia tempo hábil para a realização de licitação. O governo invocou a Lei 14.124, de março de 2021, que autoriza a administração pública a celebrar contratos com dispensa de licitação durante a pandemia.
Leia também: Agência autoriza Azul e Gol a voar com menos comissários
REDES SOCIAIS