Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Pexels
Reprodução/Pexels

Um estudo realizado na cidade de Viana, no Espírito Santo, indica que meia dose da vacina da AstraZeneca/Oxford contra a Covid-19 é efetiva e poderá ser usada também como dose de reforço.

Os resultados foram levados para a Fiocruz, produtora da vacina no país, e para Opas (Organização Pan-Americana da Saúde). Além disso, o Ctai (Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19) também deve receber a pesquisa, já que o órgão auxilia o Ministério da Saúde com demandas sobre políticas públicas para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 no país.

Leia também: Rio de Janeiro continua vacinação das crianças com comorbidades contra a Covid-19

A meia dose de reforço teve efetividade semelhante à dose padrão, com uma prevenção da doença em torno de 70% e sem óbitos ou internações após imunização completa. Ademais, a meia dose possibilitou a indução de anticorpos neutralizantes para a doença em 99,8% dos participantes. O grupo de teste foi selecionado com pessoas entre 18 e 49 anos. Ao todo, o estudo teve 20.685 participantes.

Em nota, a Prefeitura informou que a “Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), diante dos resultados apresentados, autorizou que a população de Viana de 18 a 49 anos use a metade da prescrição padrão como reforço no esquema vacinal em todos os postos de imunização da cidade”.

Leia mais: São Paulo segue vacinação de crianças e demais grupos elegíveis contra a Covid-19