Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução
Reprodução

O vereador Renato Oliveira (MDB), presidente da Câmara de Embu das Artes, no interior de São Paulo, foi detido no último domingo (23) sob acusação de injúria racial. Segundo testemunhas, ele estava na piscina de um condomínio em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro, quando foi advertido por um funcionário sobre o uso de caixas de som no local e passou a insultá-lo com frases de cunho racista.

Em vídeos que circulam nas redes sociais, Oliveira aparece sendo detido por policiais militares, que foram acionados ao local. Uma das gravações mostra que o parlamentar se recusou a sair da piscina onde estava, alegando não ter cometido nenhum crime, enquanto um dos policiais entra na água para retirá-lo. O vereador resiste à prisão.

Em outra filmagem, é possível vê-lo sendo detido e levado para fora do condomínio.

Em nota, a Polícia Militar do Rio de Janeiro afirma que as partes e as testemunhas foram 32ª DP (Taquara). No entanto, não têm confirmação de dados ou qualificação das pessoas envolvidas. Leia abaixo:

“A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que, no domingo (23/01), policiais militares do 18º BPM (Jacarepaguá) foram acionados para verificar ocorrência envolvendo relato de princípio de tumulto em um condomínio localizado no bairro de Jacarepaguá, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. No local, uma pessoa relatou que outra pessoa teria cometido injúria por preconceito. As partes e testemunhas foram conduzidas para a 32ª DP.”

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) respondeu, também em nota, que não tolera nenhum tipo de racismo, sendo este um crime inafiançável, de acordo com a lei. “Esperamos que o caso seja apurado com rigor. O partido não se furtará em tomar as medidas cabíveis, confirmadas as denúncias e a condenação pela Justiça”, escreveu.

(Atualizado em 26/01/2022 às 11h21.)

Veja também: Cortes no orçamento afetam Ministérios do Trabalho e da Educação