O Linhas Cruzadas desta semana comemora um ano de programa falando sobre os desejos do ser humano.
Para abordar o assunto, Thaís Oyama e Luiz Felipe Pondé se basearam nos ideais do filósofo alemão Arthur Schopenhauer, o qual falava muito de vontade.
Pondé valorizou o filósofo e explicou algumas de suas teorias.
“Schopenhauer é um dos maiores nomes da filosofia moderna e acertou tanta coisa que grande parte do que ele falou se tornou assunto de ciência. Para Schopenhauer, a vontade é múltipla, são vontades, e elas entram em conflito umas com as outras”, contou.
Na visão do filósofo alemão, os desejos não são exclusivos dos seres humanos. “Elas estão espalhadas por todos os seres. São irracionais e se manifestam em uma natureza extremamente selvagem”, explicou Pondé.
Leia mais: Monja Coen explica como se libertar de suas vontades: “Uma compreensão de você mesmo”
Ele completou justificando a grandiosidade de Schopenhauer. Segundo Pondé, muitos pensamentos do filósofo aparecem em uma visão de mundo darwiniano e, ao mesmo tempo, em todas as discussões do mundo contemporâneo.
Thaís pontua que Schopenhauer foi sozinho durante a vida. “Ele nasceu em uma família rica, mas era solitário. O pai dele morreu cedo, ele (Schopenhauer) não se dava bem com a mãe e rompeu relações com ela logo na juventude. Além disso, nunca se casou”, contou a apresentadora.
Veja o trecho completo para conhecer mais sobre o filósofo alemão:
Leia também: Como a Black Friday explica os pensamentos de Schopenhauer? Linhas Cruzadas comenta relação
Assista ao programa na íntegra:
Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.
REDES SOCIAIS